Av - Subst. 1 - Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico
Av - Subst. 1 - Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico
Na anemia megaloblástica ocorrem defeitos na síntese do DNA que provocam anormalidades morfológicas hematológicas na medula óssea e, consequentemente, no sangue periférico, com prejuízo direto nas hemácias. A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica e geralmente ocorre por gastrite autoimune.
Com base em seu conhecimento fisiopatológico sobre a anemia perniciosa, assinale a alternativa que está correta na definição do substrato em deficiência:
Alternativas:
- a)
Deficiência de vitamina C.
- b)
Deficiência de vitamina K.
- c)
Deficiência de vitamina B12.
Alternativa assinalada - d)
Deficiência de vitamina D.
- e)
Deficiência de vitamina A.
Os leucócitos granulócitos possuem grânulos e núcleo com forma irregular, também são denominados polimorfonucleares. Dentre eles existe um tipo celular que apresenta grânulos no citoplasma e núcleo com dois a cinco lóbulos. Sua função é fagocitar agentes invasores e apresenta a propriedade de se transportar do vaso sanguíneo para os tecidos onde estão os antígenos.
Com base em seu conhecimento sobre os tipos de leucócitos e suas funções, observe a imagem e assinale a alternativa que está correta na definição dessas células.
Neutrófilos. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Neutrophil_granulocyte>. Acesso em: 7 jul. 2015.
Alternativas:
- a)
Basófilos.
- b)
Linfócitos T.
- c)
Neutrófilos.
Alternativa assinalada - d)
Eosinófilos.
- e)
Linfócitos B.
Dentre os órgãos secundários do sistema imune encontram-se estruturas pequenas que estão espalhadas por várias regiões do corpo e acompanham os vasos linfáticos que transportam a linfa, líquido claro que é responsável pela eliminação de impurezas produzidas durante o metabolismo celular. As regiões com maior número dessas estruturas são pescoço, tórax, axilas, abdome e mesentério. Elas armazenam linfócitos que combatem micro-organismos desencadeadores de infecções no organismo.
Com base em seu conhecimento anatomofisiológico sobre o sistema imune, observe a imagem e assinale a alternativa que está correta na definição dessas estruturas.
Alternativas:
- a)
Tonsilas.
- b)
Linfonodos.
Alternativa assinalada - c)
Apêndice cecal.
- d)
Medula óssea.
- e)
Timo.
Por muito tempo, a inflamação foi considerada uma doença, e somente a partir do século XVIII Hunter propôs que ela poderia ser uma resposta benéfica. Desde Celsus (contemporâneo de Cristo) que se caracteriza a inflamação por quatro sinais "cardinais" e Virchow, no século XIX, acrescentou um quinto sinal.
Com base em seu conhecimento sobre os mecanismos fisiológicos da inflamação, observe a imagem mostrando os sinais cardinais da inflamação e assinale a alternativa que está correta na definição desses sinais.
Alternativas:
- a)
Eritema, tremor, sudorese e perda de movimentos.
- b)
Palidez, pele fria, dor e perda de movimentos.
- c)
Edema, pele fria, sudorese e dor.
- d)
Calor, rubor, edema, dor e perda de função.
Alternativa assinalada - e)
Pele cianótica, tremor, dor e sede excessiva.
Para conseguir entrar no organismo, o antígeno depara-se com barreiras que se opõem à sua entrada. Essas barreiras são classificadas como mecânicas, microbiológicas e químicas. Como exemplo de barreira mecânica, pode-se citar:
Alternativas:
- a)
Trata respiratório.
Alternativa assinalada - b)
Secreção nasal.
- c)
Microbiota intestinal.
- d)
Lágrimas.
- e)
Saliva.
Comentários
Postar um comentário